SECADORAS INDUSTRIAIS DEVEM SER MODERNAS.
Acompanhando a evolução dos custos com energia e MO, mais a ergonomia e a necessidade do aumento da produtividade em espaços cada vez mais reduzidos, a tecnologia desenvolvida para as secadoras industriais é mais do que bem vinda, pois, uma secadora com:
-Programadores inteligentes.
-Fluxo de ar quente axial, que promove uma maior eficiência com menor consumo de energia e maior produtividade.
-Controlador de umidade residual no tecido, auto programável.
-Opção de abertura das portas para qualquer dos lados.
-Portas que facilitem a carga e descarga.
-Sistema anti-rugas
-Sistema de segurança contra excesso de temperatura.
-Possibilidade de controle via WEB.
-Sistema de rotação nos dois sentidos.
-Reduzida irradiação de calor para o ambiente.
-Sistema de auto limpeza do filtro de ar.
-Isolamento térmico.
Fazem com que estas características diferenciadas melhorem a qualidade, a produtividade, a economia e a ergonomia, no processo de secagem e já levantamos que estas modificações, nestes equipamentos se pagam muito mais rápido do que em uma secadora simples, justamente pelas vantagens descritas abaixo, ainda mais se as empresas utilizarem estes recursos de forma adequada, isto é treinando seus profissionais para a programação e utilização otimizada das secadoras:
Redução da mão de obra dedicada a secagem devido:
-Ao fato do equipamento controlar seu funcionamento por residual de umidade ou por programação isto elimina a necessidade de um funcionário ficar conferindo a umidade residual final, ideal ao processo subseqüente.
-A eliminar o retrabalho de ter que umedecer a carga de roupa que secar mais que o devido.
-A manter a umidade ideal para o processamento subseqüente a secagem (calandrar, passar a ferro, dobrar e embalar, etc.) mantendo a produção uniforme e uma produtividade eficiente.
-Limpeza do filtro de ar uma vez ao dia, sem perda da produtividade da secadora, pelo fato do mesmo ser auto limpante.
Redução do consumo de energia por kg de roupa seca devido:
-Ao sistema de secagem ser axial (a entrada de ar é pela parte de traz do tambor e a saída pela frente) fazendo com que o ar quente passe pelo meio da carga, promovendo uma secagem mais eficiente.
-A passagem do ar axial, reduz o consumo de kcal para a secagem das peças por kg de roupa, pois a perda por irradiação ou entrada de ar falso, nestes modelos de secadores é reduzida.
-O controlador de umidade ajustar o tempo de funcionamento, para cada quantidade de roupa carregada no equipamento, isto é se a quantidade de peças carregadas for menor que a carga da secadora, o tempo e o consumo de energia serão proporcionalmente menores.
Melhora da ergonomia para o trabalhador devido:
-A facilidade de carregar e descarregar estas secadoras pelo fato do vão das portas ser amplo, e estas poderem ser ajustadas para abrir para qualquer dos lados;
-O sistema de cool time (resfriamento), não expõe o trabalhador a temperaturas altas;
-A Redução da carga térmica na lavanderia, pois a irradiação de calor para o ambiente é reduzida.
Melhora a qualidade final da secagem e aumento da durabilidade do tecido:
-Os sensores de umidade, mais a possibilidade de se programar processos específicos para determinados tipos de tecido e o treinamento do profissional para a utilização destes recursos, farão com que a qualidade final da secagem melhore, pois os tecidos sairão das secadoras, com um toque mais suave, com a umidade ideal para a etapa subseqüente a secagem, com menos danos que poderiam vir a ser causados pelo excesso da temperatura ou por um excessivo de secagem.
-O sistema anti rugas não deixa a roupa com aquelas marcas provocadas pela secagem convencional dos tecidos.
-A rotação da secadora para os dois lados reduz a possibilidade das peças embolarem dentro do equipamento durante a secagem.
-O controle eficiente da umidade residual dos tecidos, aumenta a vida útil das fibras, pois reduz o desgaste das fibras, quando do atrito destas dentro da secadora, após a eliminação da umidade residual. Uma fibra sem umidade residual está mais propícia ao desgaste.
-A possibilidade de se controlar a umidade residual dos tecidos felpudos, elimina a necessidade de descanso destes tecidos, pois o principal objetivo de se descansar a fibra, é para que a mesma absorva a umidade ambiente, a fim da mesma aumentar sua resistência ao uso. Fibras ressecadas tem menor resistência a torção e abrasão.
-Observou-se um aumento na vida útil dos tecidos felpudos entre 25% e 30%, com o controle do residual de umidade do tecido por contato.
Redução do custo com instalação devido:
-O sistema de exaustão e filtragem serem mais eficientes, dispensa-se a necessidade da instalação de um filtro de ar secundário por selo de água ou telas.
Melhora a produtividade e a eficiência por:
-Não ser necessária a instalação do filtro de ar secundário, isto permite uma passagem do ar livre, sem resistência por não se reduzir ou criar contra fluxo na saída de ar quente da secadora.
-Possuir luzes e sons, que podem ser personalizados para indicar/sinalizar cada etapa ou processo de secagem.
-Permitir programação de ciclos especiais para roupas que exijam acabamento diferenciado.
-Tecla de repetição de ciclo para cargas padronizadas, onde elimina-se a necessidade de nova programação, para cargas que devam ser secas no mesmo processo.
-Otimizar o processo de secagem, com a utilização dos programadores e sensores para garantir que as peças sejam secas no menor tempo, na temperatura mais adequada e com o residual de umidade ideal, independente do ambiente, eliminando o retrabalho no acabamento das peças, se as mesmas não estiverem nas condições adequadas.
-A comunicação via web, permite um controle da quantidade, dos tempos de processo e emissão de relatórios.
Segurança:
-A secadora não acionará com a porta aberta e também parará quando a porta for aberta.
-A redução da emissão pelling (fibras dos tecidos) no ar ambiente, devido a filtragem do ar da exaustão ser mais eficiente, reduz o tempo de manutenção dos equipamentos da lavanderia e também a possibilidade de incêndio pelo acumulo destes pellings nos equipamentos elétricos ou de aquecimento de toda a lavanderia.
-Sensor de temperatura excessiva, pode umedecer o tecido para prevenir incêndios.